sábado, 24 de setembro de 2016

Ginástica Geral - DESENVOLVIMENTO MOTOR

UNIVERSIDADE PAULISTA
EDUCAÇÃO FÍSICA

Disciplina: Ginástica Geral
Professor: 


DESENVOLVIMENTO MOTOR

                              Segundo Tani &outros(2001), o desenvolvimento motor é uma área de conhecimento que tem procurado estudar as mudanças que ocorrem no comportamento motor de um indivíduo,  desde a concepção até a morte.

                              Diversos autores têm destacado a importância do desenvolvimento motor para o ser humano. Piaget (1982) afirma que a inteligência se desenvolve pela necessidade de adaptação, que se explica através da ação(movimento). Outros autores (Leakey e Lewin) destacam a importância dos movimentos na evolução da espécie humana(visão antropológica). As habilidades motoras desenvolvidas pela espécie humana ao longo de sua evolução explicam, em muito, a nossa adaptação, evolução e superioridade em relação às demais espécies.

                              A ciência do desenvolvimento motor considera que há duas características principais  que definem a  evolução e transformação da motricidade no ser humano:

                              maturação

                              mudanças biomecânicas ocasionadas pelo crescimento físico e desenvolvimento neurológico. A maturação está diretamente relacionada às características genéticas dos indivíduos.

                              influências do meio

                              mudanças biomecânicas ocasionadas pela interação dos indivíduos com o meio físico e social. As influências do meio estão diretamente relacionadas ao estilo de vida, educação, alimentação, condições sócio-econômicas, grau de estimulação motora e etc.

                              Levando-se em consideração que o movimento é o principal objeto de estudo e aplicação da Educação Física, pode-se justificar a importância que esta área de conhecimento assume para auxiliar o desenvolvimento motor dos indivíduos, em todas as faixas etárias, tendo em vista a qualidade e quantidade de experiências que ela pode oferecer.


SEQUÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR

                              Como já foi afirmado anteriormente, o processo de desenvolvimento motor no ser humano se dá de forma contínua por toda a vida. Porém é necessário acrescentar que o desenvolvimento motor assume diferentes graus de importância em cada etapa da vida.

                              Segundo Tani & outros(2001), são necessários cerca de vinte anos para que o organismo humano se torne maduro, porém há um consenso entre diversos pesquisadores de que os primeiros seis anos de vida da criança determinarão, em grande parte, o tipo de adulto que ela se tornará.

                              A seqüência de desenvolvimento motor é a mesma para todos os indivíduos, porém a relação entre maturação e influência do meio é que vai determinar as diferenças individuais.

                              Da mesma forma, é importante salientar o grau de interdependência entre as fases de desenvolvimento motor, isto é, as habilidades motoras de cada período constituem um pré-requisito para que toda aprendizagem futura seja possível e efetiva. Portanto, é fundamental que o professor de Educação Física conheça profundamente as características de cada período do desenvolvimento motor, para que possa otimizar o desenvolvimento de seus alunos.

                              A seqüência de desenvolvimento motor no ser humano apresenta como característica a direção céfalo-caudal, ou seja, a tonicidade muscular e o controle dos movimentos se dá a partir da cabeça em direção aos pés.
                              Harrow(1983) elaborou uma sequência para o desenvolvimento motor que apresenta os seguintes níveis:

                              Movimentos reflexos

                              São respostas automáticas e involuntárias que estão relacionadas, em princípio, com a sobrevivência do recém-nascido e, posteriormente, com a aquisição de atos voluntários.Alguns exemplos são: reflexo  de preensão, sucção, reflexo de caminhada e etc.
                             
                              Movimentos rudimentares

                              Os movimentos rudimentares são as primeiras manifestações voluntárias, ainda sem um estágio de execução maduro, mas que auxiliarão no surgimento das habilidades básicas. Os movimentos rudimentares podem também ser denominados de esquemas de ação. Alguns exemplos são: preensão rudimentar, permanecer na posição sentada, engatinhar, posição ereta com ajuda e etc.


                              Habilidades básicas

                              Segundo Tani & outros, as habilidades básicas constituem movimentos fundamentais que, de uma forma geral, são desenvolvidos em todos os indivíduos e que servirão de base motora para a aquisição de tarefas mais complexas. As habilidades básicas podem também ser denominadas de padrões de movimento ou esquemas de ação. Alguns exemplos são: andar, correr, saltar, arremessar, chutar e etc.

                              Habilidades específicas

                              Atividades motoras mais complexas e com objetivos específicos. As habilidades específicas estão vinculadas à aprendizagem de fundamentos do esporte de uma forma geral, assim como a dança e demais áreas de conhecimento. Alguns exemplos são: fundamentos do futebol (chute, passe, condução), fundamentos do voleibol(saque, toque, manchete, cortada, bloqueio) e etc.

                             

SUBDIVISÃO DAS HABILIDADES BÁSICAS DE MOVIMENTO

                              A área de estudo sobre o desenvolvimento motor tem demonstrado a especificidade de cada fase, desde o nascimento até a idade adulta, além do grau de interdependência entre as mesmas, isto é, cada fase é pré-requisito para um bom desenvolvimento das posteriores. A partir daí, conclui-se que, a partir do nascimento, a criança deve ser adequadamente estimulada para que o seu desenvolvimento motor se dê da melhor forma possível.

                              Tani(1988) afirma que as Habilidades Básicas de movimento(habilidades básicas) constituem um universo de movimentos essenciais para a aquisição de habilidades específicas(habilidades esportivas).

                              As Habilidades Básicas de Movimento, como o andar, correr, saltar,arremessar, chutar, rebater, quicar e etc. devem apresentar níveis satisfatórios de execução até aproximadamente 06/07 anos de idade. Tani(1988) afirma que não é pequeno o número de indivíduos que não atingem o padrão maduro nas habilidades básicas, apresentando, muitas vezes,apenas um padrão rudimentar, o que pode prejudicar todo o desenvolvimento posterior.

                              As Habilidades Básicas de Movimento podem ser divididas em:

                              Habilidades Básicas de locomoção

                              São Habilidades que permitem que as crianças possam explorar o espaço. São incluídos aí, primeiramente, o andar e o correr. Porém, outras formas de locomoção podem ser acrescentadas, como o saltar, o galopar, o rolar e etc.

                              Habilidades Básicas de manipulação

                              As Habilidades Básicas de manipulação envolvem sempre a produção de movimento através da interação da criança com o objeto. Segundo Tani(1988), este padrão de movimento encontra um alto nível de execução no homem em comparação com outros animais. Existem muitas formas de movimento possíveis de serem integradas às Habilidades Básicas de manipulação, sendo o arremesso o mais conhecido. Há ainda o receber, o rebater, a condução, o driblar(quicar), o chutar e etc.. Vale acrescentar que manipulação não significa atividades feitas apenas com as mãos, mas sim a interação do corpo com algum objeto na ação.

                              Habilidades de estabilização.

                              Os padrões de estabilização permitem à criança manter uma postura no espaço e em relação à força de gravidade. Embora existam algumas posições específicas deste padrão de movimento, como o equilibrar-se em uma perna só, parada de três apoios, parada de mãos, os padrões de estabilização aparecem muitas vezes integrados aos padrões de locomoção desde que a ênfase do movimento seja a estabilização(equilíbrio). Como exemplos poderíamos citar a parada de mãos em movimento, o caminhar sobre uma trave de equilíbrio e etc.
                              Desta forma, os padrões de estabilização podem ser divididos em duas categorias:
                             
                              Equilíbrio estático

                              Posições em que não haja mudanças na forma inicial da execução.
                              Ex: parada de mãos estática, equilíbrio em uma das pernas, parada de três apoios, "aviãozinho"(ginástica olímpica) e etc.

                              Equilíbrio dinâmico
                             
                              Alternância de posições com ênfase de estabilização.

                              Ex: rolamentos, caminhar sobre a trave de equilíbrio, para de mãos em movimento, estrela, rodante e etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário