
EDUCAÇÃO FÍSICA
Disciplina: Ginástica Geral
Professor:
DESENVOLVIMENTO MOTOR
Segundo
Tani &outros(2001), o desenvolvimento motor é uma área de conhecimento que
tem procurado estudar as mudanças que ocorrem no comportamento motor de um
indivíduo, desde a concepção até a
morte.
Diversos
autores têm destacado a importância do desenvolvimento motor para o ser humano.
Piaget (1982) afirma que a inteligência se desenvolve pela necessidade de
adaptação, que se explica através da ação(movimento). Outros autores (Leakey e
Lewin) destacam a importância dos movimentos na evolução da espécie
humana(visão antropológica). As habilidades motoras desenvolvidas pela espécie
humana ao longo de sua evolução explicam, em muito, a nossa adaptação, evolução
e superioridade em relação às demais espécies.
A
ciência do desenvolvimento motor considera que há duas características
principais que definem a evolução e transformação da motricidade no
ser humano:
maturação
mudanças
biomecânicas ocasionadas pelo crescimento físico e desenvolvimento neurológico.
A maturação está diretamente relacionada às características genéticas dos
indivíduos.
influências do meio
mudanças
biomecânicas ocasionadas pela interação dos indivíduos com o meio físico e
social. As influências do meio estão diretamente relacionadas ao estilo de
vida, educação, alimentação, condições sócio-econômicas, grau de estimulação
motora e etc.
Levando-se
em consideração que o movimento é o principal objeto de estudo e aplicação da
Educação Física, pode-se justificar a importância que esta área de conhecimento
assume para auxiliar o desenvolvimento motor dos indivíduos, em todas as faixas
etárias, tendo em vista a qualidade e quantidade de experiências que ela pode
oferecer.
SEQUÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR
Como
já foi afirmado anteriormente, o processo de desenvolvimento motor no ser
humano se dá de forma contínua por toda a vida. Porém é necessário acrescentar
que o desenvolvimento motor assume diferentes graus de importância em cada
etapa da vida.
Segundo
Tani & outros(2001), são necessários cerca de vinte anos para que o
organismo humano se torne maduro, porém há um consenso entre diversos
pesquisadores de que os primeiros seis anos de vida da criança determinarão, em
grande parte, o tipo de adulto que ela se tornará.
A
seqüência de desenvolvimento motor é a mesma para todos os indivíduos, porém a
relação entre maturação e influência do meio é que vai determinar as diferenças
individuais.
Da
mesma forma, é importante salientar o grau de interdependência entre as fases
de desenvolvimento motor, isto é, as habilidades motoras de cada período
constituem um pré-requisito para que toda aprendizagem futura seja possível e
efetiva. Portanto, é fundamental que o professor de Educação Física conheça
profundamente as características de cada período do desenvolvimento motor, para
que possa otimizar o desenvolvimento de seus alunos.
A
seqüência de desenvolvimento motor no ser humano apresenta como característica
a direção céfalo-caudal, ou seja, a tonicidade muscular e o controle dos
movimentos se dá a partir da cabeça em direção aos pés.
Harrow(1983)
elaborou uma sequência para o desenvolvimento motor que apresenta os seguintes
níveis:
Movimentos reflexos
São
respostas automáticas e involuntárias que estão relacionadas, em princípio, com
a sobrevivência do recém-nascido e, posteriormente, com a aquisição de atos
voluntários.Alguns exemplos são: reflexo
de preensão, sucção, reflexo de caminhada e etc.
Movimentos
rudimentares
Os
movimentos rudimentares são as primeiras manifestações voluntárias, ainda sem
um estágio de execução maduro, mas que auxiliarão no surgimento das habilidades
básicas. Os movimentos rudimentares podem também ser denominados de esquemas de
ação. Alguns exemplos são: preensão rudimentar, permanecer na posição sentada,
engatinhar, posição ereta com ajuda e etc.
Habilidades básicas
Segundo
Tani & outros, as habilidades básicas constituem movimentos fundamentais
que, de uma forma geral, são desenvolvidos em todos os indivíduos e que
servirão de base motora para a aquisição de tarefas mais complexas. As
habilidades básicas podem também ser denominadas de padrões de movimento ou
esquemas de ação. Alguns exemplos são: andar, correr, saltar, arremessar,
chutar e etc.
Habilidades específicas
Atividades
motoras mais complexas e com objetivos específicos. As habilidades específicas
estão vinculadas à aprendizagem de fundamentos do esporte de uma forma geral,
assim como a dança e demais áreas de conhecimento. Alguns exemplos são:
fundamentos do futebol (chute, passe, condução), fundamentos do voleibol(saque,
toque, manchete, cortada, bloqueio) e etc.
SUBDIVISÃO DAS HABILIDADES BÁSICAS DE MOVIMENTO
A
área de estudo sobre o desenvolvimento motor tem demonstrado a especificidade
de cada fase, desde o nascimento até a idade adulta, além do grau de
interdependência entre as mesmas, isto é, cada fase é pré-requisito para um bom
desenvolvimento das posteriores. A partir daí, conclui-se que, a partir do
nascimento, a criança deve ser adequadamente estimulada para que o seu
desenvolvimento motor se dê da melhor forma possível.
Tani(1988)
afirma que as Habilidades Básicas de movimento(habilidades básicas) constituem
um universo de movimentos essenciais para a aquisição de habilidades
específicas(habilidades esportivas).
As
Habilidades Básicas de Movimento, como o andar, correr, saltar,arremessar,
chutar, rebater, quicar e etc. devem apresentar níveis satisfatórios de
execução até aproximadamente 06/07 anos de idade. Tani(1988) afirma que não é
pequeno o número de indivíduos que não atingem o padrão maduro nas habilidades
básicas, apresentando, muitas vezes,apenas um padrão rudimentar, o que pode
prejudicar todo o desenvolvimento posterior.
As
Habilidades Básicas de Movimento podem ser divididas em:
Habilidades Básicas de locomoção
São
Habilidades que permitem que as crianças possam explorar o espaço. São
incluídos aí, primeiramente, o andar e o correr. Porém, outras formas de
locomoção podem ser acrescentadas, como o saltar, o galopar, o rolar e etc.
Habilidades Básicas de manipulação
As
Habilidades Básicas de manipulação envolvem sempre a produção de movimento
através da interação da criança com o objeto. Segundo Tani(1988), este padrão
de movimento encontra um alto nível de execução no homem em comparação com
outros animais. Existem muitas formas de movimento possíveis de serem
integradas às Habilidades Básicas de manipulação, sendo o arremesso o mais
conhecido. Há ainda o receber, o rebater, a condução, o driblar(quicar), o
chutar e etc.. Vale acrescentar que manipulação não significa atividades feitas
apenas com as mãos, mas sim a interação do corpo com algum objeto na ação.
Habilidades de estabilização.
Os
padrões de estabilização permitem à criança manter uma postura no espaço e em
relação à força de gravidade. Embora existam algumas posições específicas deste
padrão de movimento, como o equilibrar-se em uma perna só, parada de três
apoios, parada de mãos, os padrões de estabilização aparecem muitas vezes
integrados aos padrões de locomoção desde que a ênfase do movimento seja a
estabilização(equilíbrio). Como exemplos poderíamos citar a parada de mãos em
movimento, o caminhar sobre uma trave de equilíbrio e etc.
Desta
forma, os padrões de estabilização podem ser divididos em duas categorias:
Equilíbrio estático
Posições
em que não haja mudanças na forma inicial da execução.
Ex:
parada de mãos estática, equilíbrio em uma das pernas, parada de três apoios,
"aviãozinho"(ginástica olímpica) e etc.
Equilíbrio dinâmico
Alternância
de posições com ênfase de estabilização.
Ex:
rolamentos, caminhar sobre a trave de equilíbrio, para de mãos em movimento,
estrela, rodante e etc.
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