sexta-feira, 8 de junho de 2018

VOLEIBOL

 UNIDADE I
 
Questão 1 – A aprendizagem motora é um processo de mudança interna no indivíduo, que passa a incorporar um novo movimento ao seu acervo motor depois de praticá-lo. Quando o aluno aprende um fundamento do voleibol, ele é capaz de executá-lo mesmo após um tempo sem prática. Como o voleibol é composto de habilidades abertas (sujeitas a mudanças constantes na execução, de acordo com o momento da partida), o aluno que aprendeu os fundamentos, deve estar preparado para executar o fundamento em várias situações diferentes. Com base na metodologia estudada para a aprendizagem dos fundamentos do voleibol, leia com atenção as afirmações a seguir, e verifique qual a correta.
a)    A repetição continuada da execução do fundamento é suficiente para a aprendizagem;
b)     Para verificar se um aluno realmente aprendeu um fundamento do voleibol, o professor pode fazer um teste com a execução contra a parede e considerar que ele aprendeu quando consegue executar o teste corretamente;
c)     Praticar a execução das técnicas do voleibol no jogo não é suficiente para aprendê-las;
d)    Para facilitar a aprendizagem das técnicas do voleibol, o professor deve apontar os erros do aluno com insistência.
e)    O aluno que apresentar erros na execução técnica não deve avançar de fase até que o movimento esteja totalmente corrigido.
 
 
Questão  2 – Considere a seguinte situação: o professor Anibal é o responsável pelas aulas de Educação Física das turmas de 1º a 5º ano do ensino fundamental numa escola pública. O outro professor da escola está trabalhando as técnicas e o jogo de voleibol com os alunos mais velhos. Todos estão empolgados com o voleibol porque o Brasil acabou de conquistar um título Olímpico que foi bem divulgado na TV. Os alunos do 1º ao 5º ano do professor Anibal estão insistindo para que ele lhes ensine voleibol nas suas aulas. Levando em consideração as questões de desenvolvimento, aprendizagem da técnica do voleibol, as questões didáticas e as orientações dos PCNs, qual deveria ser a atitude do professor Anibal?
a) Não ensinar voleibol de forma nenhuma pois o desenvolvimento dos alunos nessa fase não é adequado à aprendizagem de técnicas específicas esportivas, e além do mais esse conteúdo não estava previsto no seu planejamento.
b) Considerando que não é o momento correto de aprendizagem das técnicas do voleibol, o professor aproveita a empolgação dos alunos e trabalha com o voleibol adaptado, com jogos em campos menores, bolas mais leves, sem preocupação com a correção da técnica, mais aproveitando para trabalhar as habilidades como deslocar-se e rebater, que já faziam parte dos conteúdos de seu planejamento.
c) Como os PCNs não indicam a aprendizagem das técnicas esportivas nessa idade, o professor não vai ensiná-las, apenas dividir os alunos em equipes de 6 e deixar que eles joguem voleibol livremente.
d) Aproveitar a empolgação dos alunos e ensinar as técnicas do voleibol, pois um aluno motivado aprende melhor.
e) O professor deve aproveitar e ensinar não apenas as técnicas como também as táticas do jogo de voleibol para todos os alunos.
 
 
Questão 3
A popularidade do Voleibol tem aumentado ao longo dos anos, muito em função do sucesso que o Voleibol brasileiro vem alcançando internacionalmente. Nossas seleções masculina e feminina são bicampeãs olímpicas, além de acumularem diversos títulos mundiais importantes. Temos também muitos atletas brasileiros jogando em diversos países do mundo, assim como técnicos brasileiros de voleibol, que são muito respeitados fora do país, liderando equipes estrangeiras. Essa popularidade desencadeia uma busca pela prática do esporte por crianças cada vez mais jovens, que procuram o volei com a intenção de tornarem-se atletas profissionais. Nesse sentido, qual deve ser a postura do profissional de educação física que trabalha com a iniciação do voleibol em uma turma de crianças e adolescentes num clube esportivo?
I. Apenas aceitar trabalhar com crianças acima de 10 anos, pois estão numa idade mais adequada à prática do voleibol;
II. Começar a introduzir o ensino das técnicas do voleibol não importa em que idade, pois quanto mais cedo a criança tiver contato com o universo da modalidade, mais chance ela tem de se tornar um profissional no futuro;
III. Adequar o seu trabalho ao grupo de alunos. Fazer uma avaliação do desenvolvimento motor e maturacional, e seguir o trabalho mesclando atividades que melhorem e ampliem a base motora dos alunos, com conhecimentos específicos do voleibol;
IV. Por se tratar só de um trabalho de iniciação, não é necessário o uso de nenhum método específico, apenas deixar que os alunos joguem, e dessa forma aprenderão;
V. Verificar quais são os objetivos do clube com aquele trabalho, se são apenas recreativos ou se pretende que esses alunos integrem as categorias de base para representar o clube em competições.
A alternativa que contém as afirmações corretas é:
a)   I e II
b)   II, III e V
c)   I, IV e V
d)   III e V
e)  IV e V
 
Questão 4 – No método da aprendizagem das habilidades motoras do Voleibol estudado, há uma etapa chamada fase de apresentação do fundamento. Considerando que essa é uma fase cognitiva, onde o aluno irá conhecer o fundamento que vai aprender, examine qual das alternativas abaixo está correta. 
a)    Essa fase complementa a metodologia da aprendizagem permitindo a utilização do processo progressivo-associativo. 
b)    Nessa fase o aluno vai aplicar a técnica que aprendeu, no jogo.
c)     O aluno realiza as repetições do fundamento nessa fase.
d)    Permite que o aluno execute o fundamento em partes.
e)    É uma etapa onde é criada uma representação mental do fundamento, onde o aluno vai formar a ideia geral do movimento a ser aprendido antes de executá-lo.
       
Questão 5- O Voleibol está hoje em dia entre as modalidades esportivas mais populares e frequentemente é trabalhado pelos professores de Educação Física na escola. Os objetivos do professor ao trabalhar com voleibol nas aulas de Educação Física devem ser:
a)    Fazer com que todos os alunos executem corretamente as técnicas ensinadas.
b)    Deixar que os alunos apenas joguem livremente para se recrearem.
c)     Dar oportunidade a que todos os alunos conheçam as técnicas corretas e possam vivenciar sua execução.
d)    Identificar possíveis talentos.
e)    Exigir mais daqueles que têm mais habilidade para que se tornem atletas.
 
Questão 6 - As habilidades motoras específicas do voleibol, também conhecidas como técnicas ou fundamentos são: posição de expectativa, deslocamentos, toque de bola por cima, manchete, saque, cortada, bloqueio e defesa. O toque de bola por cima é o fundamento mais utilizado pelos levantadores porque permite ao jogador dominar com maior precisão o envio da bola, preparando o ataque da equipe. Para que você possa explicar ao seu aluno a técnica correta de execução do toque, algumas informações serão importantes. Analise as afirmações abaixo e verifique quais alternativas apresentam os aspectos da execução correta do toque de bola por cima.
I. A bola deve ser tocada acima da cabeça.
II. Na posição correta os cotovelos ficam voltados para as laterais do corpo.
III. À medida que o jogador estende os cotovelos ele deve simultaneamente semiflexionar os joeljos.
IV. O jogador deve partir de uma posição em que os joelhos e cotovelos estão semiflexionados e estender ambos simultaneamente.
V. As mãos devem formar uma figura de triângulo entre indicadores e polegares acima da cabeça.
 As afirmações corretas são:
a)    I e III
b)    II, III e V
c)     I, IV e V
d)    IV e V
e)    II e III
 
Questão 7 – O método estudado por nós para a aprendizagem do voleibol indica que devemos ensinar um fundamento de cada vez, porém utilizando o processo progressivo-associativo. A respeito desse processo, qual das afirmações é verdadeira? 
a)    Nesse processo os fundamentos serão ensinados todos de uma vez;
b)    Os fundamentos aprendidos serão associados na fase de aplicação;
c)     Os fundamentos aprendidos serão associados na fase de automatização;
d)    Nessa fase realiza-se a repetição da execução;
e)    Esse é o processo que divide o fundamento em partes para a aprendizagem mais eficiente. 
 
Questão 8 – Leia com atenção as frases abaixo e assinale a alternativa que não se aplica à execução do saque por baixo.
a)    Para melhor executar o saque por baixo, com mais precisão e direção, o aluno deve procurar realizar o contato da bola com a mão em forma de faca.
b)    A perna que deve estar à frente é a do mesmo lado do braço que saca (direita com direita ou esquerda com esquerda).
c)     A perna que deve estar à frente é a contrária à do braço que saca (direita com esquerda ou esquerda com direita).
d)    A bola deve ser lançada a uma altura de 1 metro aproximadamente
e)    As pernas devem estar paralelas. 
 
 
Questão 9 – O bloqueio é um fundamento difícil de ser executado, pois há uma proximidade muito grande da rede, que não pode ser tocada, e é preciso adequar o movimento de bloqueio ao tempo da bola e do atacante adversário. Examine as afirmações abaixo e verifique o que é correto afirmar sobre o bloqueio.
a)    O objetivo do bloqueio defensivo é devolver a bola para a quadra de quem atacou;
b)    O objetivo do bloqueio ofensivo é devolver a bola para a quadra de quem atacou;
c)     No bloqueio defensivo o jogador invade o espaço aéreo da quadra adversária;
d)    Para executar o bloqueio o jogador deve dar 3 passos em direção à rede e depois saltar.
e)    O bloqueio defensivo é executado na zona de defesa da quadra;
         
 
Questão 10 – O saque por cima, também conhecido como saque tipo tênis, pode ser executado de formas diferentes. Com relação à execução do saque por cima, verifique a afirmação correta.
a)    A batida na bola deve ser feita sempre acima da cabeça.
b)    No saque flutuante a bola gira sobre seu próprio eixo.
c)     No momento do saque o jogador que saca com a mão direita deverá estar com a perna direita à frente do corpo.
d)    O saque com rotação da bola só pode ser executado com salto (saque viagem).
e)    Para que a bola saia sem rotação, o jogador deverá fazer uma flexão do punho no momento da batida na bola. 
 
Questão 11 – Aponte a alternativa que contém um erro de execução da manchete.
a)    Golpear a bola com os cotovelos estendidos.
b)    Posicionar uma das pernas à frente da outra.
c)     Golpear a bola abaixo da altura da cintura.
d)    Golperar a bola nos antebraços
e)    Golpear a bola nos punhos.
 
Questão 12 - Sobre o saque por baixo é correto afirmar que
a)    Ele não deve ser utilizado, nem na iniciação, pois os alunos devem se acostumar com saques mais fortes.
b)    Deve ser ensinado considerando a técnica de execução
c)     Deve ser executado livremente como o aluno achar melhor
d)    A perna que ficará à frente no momento do golpe na bola é a corresponde à mão que saca (ex: perna direita com mão direita)
e)    O aluno deve dar 3 passos antes de golpear a bola
 
Questão 13 - A defesa é um fundamento decisivo no jogo de voleibol. Tanto é que as regras foram alteradas de forma a ser criada a função de líbero, jogador especialista em defesa. Quanto à defesa em pé no jogo de voleibol (sem considerar mergulhos e rolamentos) é possivel afirmar que:
a)    É uma técnica totalmente diferente das outras que precisa da aplicação de um novo processo metodológico (5 etapas)
b)    O jogador deve impulsionar a bola para cima quando a mesma toca em seus braços.
c)     Diferente da manchete, na defesa os braços deverão estar flexionados
d)    A posição de expectativa é mesma da manchete.
e)    Quando ensinada, não precisa da aplicação de um novo processo de 5 etapas, pois é muito semelhante à técnica da manchete. Serão necessários alguns exercícios de adaptação.
 
Questão 14 - A posição de expectativa também é conhecida como posição básica é um dos fundamentos do voleibol. No ensino do voleibol é correto afirmar com relação à posição de expectativa
a)    A posição de expectativa pode ser ensinada em conjunto com as técnicas de deslocamento.
b)    Não é necessário ensinar a técnica e corrigir o movimento, pois no jogo o aluno irá aprender naturalmente.
c)     Não há como ensinar essa técnica sem os demais fundamentos.
d)    Na posição de expectativa os braços deverão estar estendidos para baixo, ao longo do corpo e na lateral.
e)    Na posição de expectativa os joelhos deverão estar flexionados, o tronco ereto e os pés plenamente apoiados no solo.
 
Questão 15  – Aponte a alternativa correta comrelação à execução da técnica da cortada.
a)    São necessárias 4 passadas em direçãoà rede antes de executar o salto.
b)    As fases da cortada são: corrida, salto ebatida na bola
c)     No momento do salto o executante deve posicionar a mesma perna à frente, correspondente ao braço de ataque (ex:perna direita, braço esquerdo).
d)    O golpe à bola deve ser realizado quando a mesma estiver na posição exatamente acima da cabeça.
e)    A posição de “chamada” prepara o salto.
  
UNIDADE II

Questão 1 - Leia com atenção as frases abaixo e assinale a alternativa que representa a relação correta entre elas.
Na formação de uma equipe de voleibol é importante que todos se sintam responsáveis por todas as ações do jogo, pois é uma modalidade em que os jogadores dependem muito uns dos outros.
Portanto 
Quando a equipe vai realizar uma recepção de saque  os jogadores mais próximos fazem um deslocamento e posição de proteção àquele que fará a recepção.
a) As duas afirmações estão erradas.
b) A primeira afirmação está correta e a segunda errada.
c) A primeira afirmação está errada e a segunda correta.
d) As duas afirmações estão corretas.
e) As duas afirmações estão corretas, mas a segunda não tem relação com a primeira.

Questão 2 - Assinale a alternativa correta.
  1. As equipes de nível mais elevado não devem treinar seus jogadores de forma especializada, portanto devem jogar no sistema 6 x 0.
  2. As equipes de nível iniciante não devem treinar seus jogadores de forma especializada, portanto devem jogar no sistema 6 x 0.
  3. O sistema de jogo 3 x 3 é muito utilizado por equipes de alto nível.
  4. Os jogadores que estão em fase de aprendizagem devem ser especializados desde o início e aprender apenas uma função tática.
  5. Deve-se escolher desde a iniciação o jogador que será o levantador e ensinar a ele apenas os levantamentos, não perdendo tempo com o ensino do ataque.

Questão 3 – O ensino do voleibol, como de outras modalidades esportivas está contemplado nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física), e o ensino da execução das técnicas esportivas está indicado apenas a partir do sexto ano do ensino fundamental. Sobre o ensino das formações táticas básicas de jogo, como o sistema 6 x 0 e a recepção de saque com cinco jogadores, ou em “W”, qual deve ser a atitude do professor?
  1. Não ensinar nada a respeito de tática de jogo nas aulas de Educação Física.
  2. Ensinar as táticas mais simples e básicas auxilia a participação dos alunos no jogo tornando-o mais dinâmico e interessante.
  3. Ensinar formações táticas básicas estimula a iniciação precoce.
  4. Ensinar formações táticas básicas estimula sempre a supercompetição.
  5. Ensinar a formação em”W” vai facilitar a defesa dos ataques da equipe adversária.




Questão 4 - No Voleibol há diversos sistemas de jogo como o 6x0, o 5x1, o 4x2 (6x2), e o 3x3, que determinam a composição da equipe em termos de levantadores e atacantes. Há também diversas formações táticas, organizações da equipe que procuram maior eficiência na maneira de atacar, receber o saque ou defender. As formações defensivas, por exemplo, são formações que procuram preparar a equipe para defender o ataque adversário e organizar um contra-ataque. Há vários tipos de formações defensivas. Examine as afirmações abaixo sobre as formações defensivas e assinale qual delas está correta.
a) Quando se utiliza o sistema 6x0, a formação defensiva mais indicada é a formação com bloqueio simples;
b) Quanto maior o número de bloqueadores, melhor para a equipe;
c) Caso a equipe não tenha altura para realizar um bloqueio ofensivo, apenas o defensivo, o mais indicado é que não execute o bloqueio, e sim se posicione no fundo da quadra para defender.
d) Em uma formação defensiva é importante que haja um jogador posicionado logo atrás do bloqueio, preparado para a recuperação das bolas largadas pelo adversário, sendo que o mesmo não deve estar posicionado na região do cone (ou sombra) do bloqueio.
e) Na montagem da equipe não é necessário que se adote apenas um tipo de formação defensiva. De acordo com o rodízio, e de acordo com as características dos jogadores que estão na rede, pode-se optar por uma formação com bloqueio simples, duplo, triplo, ou até mesmo sem bloqueio.

Questão 5 – A formação defensiva é de fundamental importância no jogo para uma equipe. Analise as afirmações abaixo e verifique qual está correta. 
  1. Para a formação defensiva utilizamos as técnicas de manchete, deslocamentos, posição de expectativa e bloqueio.
  2. Nas formações defensivas nenhum dos jogadores pode estar posicionado dentro do cone ou sombra do bloqueio.
  3. Os jogadores devem se colocar em linha, um atrás do outro, de frente para o ataque.
  4. Três ou dois jogadores devem se posicionar atrás do bloqueio para a recuperação de bolas largadas.
  5. Quando a formação defensiva é eficiente a equipe tem a chance de recuperar bolas bloqueadas pelo adversário.


Questão 6 – O jogo de Voleibol é composto de diversos tipos de formações táticas que têm por objetivo fazer com a equipe obtenha sucesso nas suas jogadas, por meio de uma melhor organização em quadra. Dentre as formações táticas, cada uma possui seus objetivos específicos. Observe as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
  1. A formação para recepção de saques pode ser organizada com 5, com 4, 3 ou 2 jogadores.
  2. A formação ofensiva ocorre sempre na posição 4.
  3. A formação para proteção ao ataque tem por objetivo organizar os jogadores da equipe para recuperar as bolas que forem atacadas pelo adversário.
  4. A formação defensiva serve para que os jogadores da equipe possam receber o saque da equipe adeversária.
  5. A formação para recepção de saques tem por objetivo defender as bolas atacadas pelo adversário.


Questão 7 – Uma equipe que possui uma boa proteção ao ataque será capaz de:
  1. Defender melhor os ataques do adversário.
  2. Ter a chance de realizar um contra-ataque.
  3. Proteger os espaços da quadra onde há maior incidência de saques.
  4. Fazer uma boa cobertura atrás do bloqueio e recuperar bolas largadas pelo adversário.
  5. Obter um maior volume de jogo.

Questão 8 – Existem diversos tipos de formações defensivas e elas podem ser classificadas de acordo com o número de bloqueadores em formações com bloqueio triplo, duplo e simples. As formações com bloqueio triplo devem ser realizadas:
  1. sempre que for possível, pois formam o cone ou sombra do bloqueio.
  2. somente por equipes experientes.
  3. por equipes de estatura mais baixa.
  4. apenas na posição central da rede.
  5. tanto por equipes principiantes quanto experientes.


Questão 9 – Sobre as atitudes do professor ou técnico de equipes principiantes numa competição de jovens, verifique quais afirmações estão corretas
  1. O técnico deve agir normalmente, como um técnico de profissionais, para que os alunos levem a sério a competição
  2. O técnico deve agir normalmente, como um técnico de profissionais somente com os melhores jogadores e deve ser mais paciente com os demais
  3. O técnico deve priorizar as instruções em detrimento do apontamento dos erros cometidos
  4. O técnico deve dar oportunidade de que todos participem, fazendo substituições
  5. O técnico deve substituir imediatamente o jogador que comete um erro para que não prejudique a equipe


Questão 10 – A ansiedade é uma emoção inerente à competição esportiva. Os jovens atletas teem grande dificuldade no seu controle e isso resulta numa perda da qualidade de desempenho. Verifique quais afirmações contem as ferramentas e atitudes corretas que o técnico dispõe para colaborar com a dimunição dessa ansiedade.
  1. Prepará-los bem e sempre fazê-los acreditar sempre na vitória
  2. Prepará-los bem e cobrar o desempenho dentro de suas possibilidades, seja vencendo ou não
  3. Chegar em cima da hora no local da competição
  4. Nunca permitir que familiares assistam seus treinos e competições.
  5. Nunca tocar no assunto da ansiedade




Questão 11 – Na formação em “W”, é correto afirmar sobre a área de maior incidência de saques:
  1. Essa área está localizada no espaço entre a rede e até 1 metro depois da linha dos 3 metros.
  2. Essa área depende de onde cada adversário executa o saque.
  3. Essa área fica numa faixa de 3 metros no centro da quadra, desde a rede até alinha de fundo.
  4.  Essa área estipula qual jogador irá recepcionar o saque.
  5. Essa área ficalocalizada na zona de defesa, 1 metro para dentro de cada linha lateral, linha de fundo e linha dos 3 metros.

Questão 12 – O que é cone ou sombra do bloqueio
  1. É o espaço entre a linha dos 3 metros e a linha de fundo.
  2. É o espaço localizado na zone de ataque, quando o bloqueio é realizado.
  3. É o espaço da quadra que fica protegido pelo bloqueio e onde devem cair bolas cortadas.
  4. É o espaço onde fica o jogador responsável pela recuperação das bolas largadas.
  5. É o espaço da quadra que fica protegido no momento da recepção de saque.


Questão 13 – Sobre os sistemas de jogo de voleibol é correto afirmar que
  1. O sistema 6x6 pode ser considerado o mais ofensivo de todos
  2. O sistema 3x3 pode ser considerado o mais ofensivo de todos
  3. O sistema 4x2 não precisa que os jogadores sejam especialistas em suas posições
  4. No sistema 5x1 apenas os levantadores fazem trocas de posição
  5. No sistema 6x0 os jogadores precisam fazer trocas de posição.

Questão 14 – Qual afirmação abaixo está correta acerca da formação para proteção ao ataque:
  1. A proteção ao ataque é realizada quando se faz o bloqueio duplo.
  2. A proteção ao ataque é realizada quando o adversário ataca.
  3. A proteção ao ataque é realizada quando o adversário está bloqueando.
  4. Na proteção ao ataque apenas um jogador deve se posicionar atrás do atacante.
  5. Na proteção ao ataque 2 ou 3 jogadores devem se posicionar atrás do atacante


Questão 15 – Qual afirmação abaixo está correta acerca da formação defensiva:
  1. A formação defensiva é realizada quando o adversário está bloqueando.
  2. A formação defensiva pode ser realizada com ou sem o cone do bloqueio.
  3. A formação defensiva não depende do cone do bloqueio.
  4. Na formação defensiva 2 ou 3 jogadores se posicionam atrás do bloqueio para recuperar bolas largadas.
  5. Na formação defensiva o jogador que defende a bola deve enviá-la imediatamente para a quadra adversária.   
 

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